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Módulo 6

Maria Luciana da Silva Nóbrega

30/11/2020 11:12:10

Prezados/as,

Não consegui postar minha resposta ao módulo 6. Estava digitando na plataforma e o curso fechou para mim.

Segue abaixo a minha resposta.

Obrigada!

Luciana Nóbrega (Ministério da Educação)


Para estabelecer uma proposta de um grupo de ação local em uma proposta concreta do modelo CTC, em cinco etapas, eu penso na seguinte estrutura:

1. Comece: como você começaria em sua própria comunidade?

Inicialmente, eu estabeleceria um chamamento das principais representações da minha comunidade (autoridades políticas, igrejas, escola/s e universidades, lideranças comunitárias, empresários, clubes esportivos e artísticos e outros com trabalhos de impacto relevante na comunidade) e realizaria uma "escuta sensível" acerca dos principais problemas envolvendo jovens que abandonam a escola, pois a evasão escolar é um problema grave que potencializa outros fatores como: envolvimento com drogas, furtos na comunidade, empobrecimento das famílias e consequentemente, em toda a comunidade. Alunos que abandonam a escola, são potencialmente indivíduos-problema para si e para os outros ao seu redor.

2. Organize-se: como você mobilizaria a comunidade?

Após a primeira reunião de chamamento e da apresentação do problema-raiz (a evasão), eu apresentaria um esboço de um Plano de Ação com 3 etapas e submeteria para análise e sugestões do grupo desses indivíduos-chave para que todos se envolvessem no levantamento e detalhamento dos problemas, assim como as suas opiniões para as soluções. Para esta etapa de detalhamento dos problemas, a participação de pesquisadores das universidade é fundamental para estabelecer a metodologia de uma pesquisa e a sistematização dos dados encontrados e realização de estatísticas e de prospecção.

Após se estabeleceria um cronograma de reuniões, um grupo para troca de informações (grupo de email, whatsapp, ou outro eletrônico e de fácil comunicação) e uma plano estratégico periódico (semestral, anual, bianual) definindo quais estratégias realizar na sequência, sendo as mais emergenciais a ser realizadas primeiro.

3. Desenvolva um perfil da comunidade: principais problemas locais?

O principal problema local seria a evasão escolar de crianças, adolescente e jovens.

A partir da identificação desse problema-raiz, os indivíduos-chave dos grupos representativos da comunidade fariam a relação da evasão com os problemas por eles enfrentados: vandalismo nas suas lojas e estabelecimentos, violência e drogas na comunidade, famílias desestruturadas, gravidez precoce e outros.

4. Desenvolver um plano: elementos-chave do plano de ação?

Após a indicação do problema-raiz e dos seus desdobramentos,  o grupo deve estabelecer o plano estratégico periódico e definir quais ações serão realizadas na sequência (sendo a emergencial a ser realizada primeiro).

Juntamente com os resultados estatístico realizados pela universidade, deve-se apresentar à escola o Plano Emergencial para Combate à Evasão Escolar.

Após a detecção que este é o problema-raiz, as demais ações devem envolver a participação dos demais indivíduos-chave e suas organizações:

1. Oferta de atividades esportivas e artísticas no contra-turno da escola (para que o estudante permaneça na escola o maior tempo possível e com qualidade);

2. Autoridades locais e policiais estabeleçam mais patrulhamento e supervisão nas ruas e locais abandonados;

3. Igrejas desenvolvam em suas comunidades atividades de orientação (filmes e palestras sobre os valores de cuidado consigo e com o próximo e ofereçam apoio espiritual nas escolas, nas famílias carentes da comunidade, e em seus templos);

4. Empresários podem oferecer vagas de meio-período para estudantes trainees em alguma atividade profissional, com ajuda de custeio compatível;

5.Estudantes com potencial (social, econômico e predisposição comportamental) para a evasão escola podem ser acompanhados por pesquisas acadêmicas e órgãos de assistência social ou das lideranças comunitárias. 


5. Implementar e avaliar: quais programas de prevenção você escolheria de acordo com a avaliação de necessidades e os dados locais das pesquisas? 

Após a identificação do problema-raiz, a evasão escolar, e saber que esse problema é desencadeado por vários fatores ambientais, que envolvem a família, a escola, a comunidade e vários aspectos (social, econômicos, políticos), fatores contextuais, individuais e interpessoais, o programa de prevenção mais adequado precisa realizar intervenções escolares, familiares, comunitárias e de prevenção ambiental.

Sendo assim, como este problema complexo e de multinível, o programa de prevenção mais adequado seria o modelo CTC, como por exemplo o programa brasileiro "Escola que protege" realizado pelo Ministério da Educação, que apresenta ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescente. o Programa é uma prevenção à violência dentro e fora da escola e para apoio aos estudantes vítimas de violência e que podem se tornar potencialmente violentos.

Erisson Lindoso

06/04/2023 20:05:43

Parabéns, seu material está me servindo como base de apoio para a organização de nossas atividades em minha cidade.

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