Wladimir Carvalho Ibiapina
24/11/2020 12:26:40
Vejo que em muitas regiões do Brasil as escolas através do grupo gestor tem dificuldade de convencer os pais a irem a escola e participarem das atividades propostas. Eu mesmo já realizei um mini curso com os pais de como falar sobre drogas com seus filhos e vi como é difícil quebrar tabus, mitos e crenças.
Kanila dos Santos Moraes
26/11/2020 18:31:31
A partir de seus primeiros dias na escola, a criança começa a descobrir uma diversidade de novidades: espaços distintos, pessoas diferentes, outras crianças como elas, além de vivenciar experiências até então inimagináveis.
E é nesse momento que uma importante parte do desenvolvimento infantil ocorre e prepara o educando para o resto do longo processo de sua formação básica, que leva à construção de sua identidade enquanto cidadão integrado à sociedade.
Porém, há um fator determinante e que garante uma melhor aquisição de habilidades de várias esferas como motora, social, emocional e cognitiva: a participação dos pais no processo ensino-aprendizagem de seus filhos.
Isto é fundamental, porque promove maior interesse das crianças pelas atividades desempenhadas na escola, uma vez que elas se sentem valorizadas e apreciadas por seus pais.
Ainda, tal parceria incentiva-as a compartilhar seus conhecimentos, obtidos com professores e outros colegas, com seus familiares. Logo, a educação torna-se um processo constante e atrativo na vida delas. A criança passa a aprender tanto na escola como em casa.
Porém, a participação efetiva é muito mais do que isto. Ela é decorrente de um verdadeiro interesse pelo processo de aprendizagem das crianças.
Acontece quando os pais compartilham conhecimentos e experiências com seus filhos e os estimulam a querer descobrir sempre mais.
Ela ocorre essencialmente nas conversas sobre o que está acontecendo na escola, nas atividades de lazer que proporcionam elos entre os aprendizados escolares e o dia a dia fora da sala de aula; ela acontece por meio dos modelos que as crianças observam em casa, como pais que também buscam sempre mais conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Além disso, é primordial que essa participação não ocorra por meio de cobranças. Afinal, um dos objetivos principais da educação infantil é promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos.
Gratidão
Kanila